DESENVOLVIMENTO PESSOAL

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

ALTA PERFORMANCE

AUTOLIDERANÇA

AUTOGESTÃO

EXCELÊNCIA

7 comportamentos para enfrentar situações desafiadoras!

7 comportamentos para enfrentar situações desafiadoras!

1º- Altere Sua Posição Perceptiva: O ponto de vista que uma pessoa assume quando na avaliação de uma determinada situação em particular pode mudar radicalmente de impacto, de intensidade e de significado real de acordo com o ponto de vista que ela assume.

Isto também irá determinar a profundidade e o nível em que ela é capaz de acessar um estado interno em particular.

Podemos dizer que existem quatro posições básicas de percepção de onde uma determinada situação pode ser avaliada:

  • Primeira Posição: Associado ao seu ponto de vista, com base em suas crenças e suposições, vendo o mundo externo através dos próprios olhos. Esta é chamada de Posição “EU” – ou seja, é como de fato eu vejo a situação.

  • Segunda Posição: Associado ao ponto de vista, crenças e suposições do outro, vendo o mundo externo através dos olhos do outro. Chamada de Posição “VOCÊ”.

  • Terceira Posição: Associado a um ponto de vista onde você se posiciona fora da situação; é o ponto de vista de um observador neutro – não envolvido no problema. Posição “ELE”.

  • Quarta Posição: Associado na perspectiva do sistema como um todo; é como o sistema vê a situação – é a forma como o conjunto se intera com o fato. É a interação da perspectiva de todos os envolvidos na situação. Pensamento sistêmico – parte de um nível maior – inteligência subceptiva – Posição “NÓS”

2º- Desenvolva a Resiliência: A resiliência é um conceito oriundo da física e que caracteriza a capacidade que os materiais têm de resistirem aos choques.

No campo do comportamento humano, significa a capacidade que uma determinada pessoa tem de suportar e superar determinadas situações traumáticas.

Este é um atributo da personalidade humana sem a qual você não consegue vencer situações de extremos desafios. 

Representa ainda sua capacidade de construir novos caminhos ou alternativas de vida a partir de situações altamente conflitantes, estressantes e desafiadoras.

Para você desenvolver a resiliência você precisa de três fatores básicos: saber administrar sua emoções, assumir atitudes e comportamentos positivos e desenvolver a autoconfiança.

3º- Seja Realista Quanto aos Fatos: Saber desenvolver expectativas reais sobre os fatos pode muito favorecer você diante de situações difíceis.

Ser realista é não superestimar e nem subestimar uma determinada situação.

Qualquer um dos extremos pode levar você a uma interpretação equivocada da realidade dos acontecimentos e conseqüentemente gerar impactos negativos em suas decisões.

Uma boa dica aqui é buscar por uma “segunda opinião” sobre o mesmo fato e confrontar esta opinião com sua percepção.

Não que esta “segunda opinião” é a que deverá prevalecer, mas vai ajudar você a entender como você está analisando a situação e o impacto disto na forma de você fazer suas decisões.

4º- Entenda o “Time” da Ação: Você precisa saber o momento certo de agir. Muito de nossos fracassos advém do fato de agirmos fora do tempo – ou somos precipitados demais ou somos letárgicos.

Saber exatamente a hora certa de agir é de fundamental importância para o nosso sucesso diante de problemas complexos.

Basicamente tudo precisa de um tempo de maturação e quando você não consegue distinguir este tempo, você corre sérios riscos de complicar ainda mais o problema em si.

Algumas perguntas podem te ajudar a descobrir se você está no momento certo de agir ou não em relação à situação:

Este é o momento ideal para eu agir? Que evidências eu tenho que este é o momento ideal? O que vai acontecer se eu não agir agora? E se eu agir agora, o que pode acontecer? Por que eu preciso agir agora? Por que eu deveria esperar por mais um tempo? Ao responder estas e outras perguntas do gênero, você poderá ter uma ideia mais clara se é ou não o momento certo de você agir.

5º- Tenha Atitudes Positivas: Mais do que ter “pensamento positivo” você precisa ter “atitude positiva”.

Não que os pensamentos positivos não sejam bem vindos – mas só os pensamentos em si, não vão mudar sua realidade de vida.

É preciso ter atitude – mais do que isto, é preciso ter atitude positiva. Ter atitude positiva é sair da inércia e partir para a ação de forma confiante e estruturada.

A melhor forma de se conseguir isto é associar a coragem do altruísta com positividade do otimista e o realismo do pessimista.

Esta é a combinação perfeita para se ter atitude positiva diante dos fatos e desafios da vida.

6º- Reconheça Seus Limites: Por maior que seja nossa capacidade de ação, nossos desejos e nossa proatividade, temos que nos dar conta que somos limitados em alguns aspectos.

Podemos controlar nossas ações, mas nem sempre podemos controlar os resultados de nossas ações.

Nestes casos é preciso muita coragem e uma boa dose de humildade (que não significa definitivamente fraqueza) para assumirmos que não temos de fato o controle de todas as coisas.

Imagina por exemplo uma pessoa que está lutando contra uma grave doença e que após empenhar todos os esforços e recursos, recebe finalmente um diagnóstico de estado terminal.

As dificuldades e desafios da vida representam a vulnerabilidade da própria natureza humana, portanto precisamos entender e aceitar que nem sempre vamos ganhar todas as batalhas.

7º- Aprenda a Ressignificar os Fatos: Ressignificar é dar um novo sentido a uma determinada situação ou fato, especialmente aqueles dos quais não temos o devido controle.

Quando entendemos e aceitamos que algumas coisas simplesmente não estão sobre nosso controle, nos resta então dar um novo sentido aos fatos.

Tudo que nos acontece tem um propósito maior. Na prática, nem sempre é tão simples assim assumir esta visão de mundo, mas pode acreditar que esta é a melhor e mais confortante forma de lidar com aquelas questões que estão além de nossas condições humanas.

Alguns problemas simplesmente existem para nos moldar em alguma área, para nos fazer entender que não somos o “todo poderoso” e que por mais que queiramos, as coisas não serão como sempre pretendemos que sejam.

Isto não é meramente “jogar a toalha” em relação ao problema, mas uma forma sábia de lidar com questões que vão além daquilo que podemos ser ou fazer.

Nesta situação, o melhor a fazer é perguntar:

Qual a intenção positiva de tudo isto? O que este problema ou situação está me ensinando? Qual o propósito maior de toda esta situação? Como isto pode contribuir para o meu crescimento pessoal? Que lições posso tirar de tudo isso?

Na verdade, não há nenhum segredo em tudo isso que acabamos de apresentar.

A questão é que as vezes não nos damos conta que pequenas mudanças de comportamentos e atitudes em relação à forma de como encaramos nossos problemas pode fazer grandes diferença no resultado final.

Sendo assim, espero que você consiga pôr em práticas estas dicas de forma que você possa estar mais bem preparado para lidar com os desafios que certamente você terá que enfrentar ao longo de sua vida!

Talvez você também possa se interessar pelo tema abaixo:

7 Formas de Você Lidar Com a Frustração e Dar a Volta Por Cima

SEJA EXTRAORDINÁRIO!!!

Olá! Eu sou Wagner Ribeiro, Master Coach, Treinador e Orientador Pessoal, Escritor, Palestrante. Sou fundador/presidente da Academia Brasileira de Desenvolvimento Pessoal - ABRADEP. Amo escrever sobre a vida e sobre comportamento humano. Nos últimos anos venho ajudando pessoas de todos os lugares a viverem em sua melhor versão de vida, a realizarem seus sonhos e a encontrarem seus verdadeiros propósitos de vida. Minha maior paixão é... #INSPIRAR PESSOAS! Junte-se a nós!

Comentário(0)